domingo, 18 de junho de 2017

O LEITE DE CABRA PODE VIRAR O OURO BRANCO DO SERTÃO


REFLEXÃO DA SEMANA N. 105

Por Dedé Rodrigues


Bom dia meus amigos e minhas amigas ouvintes do programa Tabira em Tempo. Primeiramente fora Temer. No evento que participei do Seminário de Tecnologia e Empreendedorismo para o Semiárido Pernambucano  oferecido pelo  SEBRAE nos dias 07 e 08 de junho de 2017,  no ITEP de Serra Talhada,  que teve como objetivo “Conhecer e divulgar tecnologias para o Semiárido de Pernambuco para fortalecer a capacidade empreendedora desse região. A intervenção de Dr. Lúcio merece uma reflexão a parte.  Dr. Lucio, é Promotor de Justiça e criador de cabras e forte conhecedor da nossa realidade e entusiasta de um desenvolvimento autônomo  em nossa região. Ele abrilhantou o Seminário  com uma importante palestra sobre os benefícios do leite de cabra. Para ele “é preciso a gente criar uma alternativa de convivência social em nossa região e defendeu a criação de cabras como uma saída importante”.

  
Dr. Lúcio  disse que “o preconceito com o cheiro da carne de bode está diminuindo no Pajeú, o cheiro do bode serve para atrair as cabras, mas ele não deve ficar na carne para ser comercializada e, para isso,  exige-se um manejo, uma técnica para retirá-lo.

Ele encantou a todos no Seminário falando dos magníficos benefícios do leite de cabra. Segundo ele “há muita ignorância ainda sobre isso, inclusive de médicos que trabalham na “medicina comprada, em outras palavras,  na saúde privada.”  O leite é rico em flúor, evitando cáries em crianças; é rico em cálcio, fortalecendo os ossos. Conforme pesquisas o leite de cabra é bom para o coração, previne doenças degenerativas,  é cicatrizante e cura até gastrite e úlcera.  Serve até para manter a beleza das mulheres, pois retarda a velhice da pele, combate o câncer de mana, tem função antioxidante; combate os radicais livres. O leite de cabra neutraliza as gorduras ingeridas no organismo. Até quem tem diabetes pode ingerir o leite de cabras, nas suas devidas proporções, pois ele tem baixo teor de gordura. Um panfleto confeccionado  pela Pagelat diz o seguinte:

O leite de cabra é o melhor leite de origem animal para o ser humano, sendo indicado como primeiro substituto do leite materno. Tem alto teor de potássio cumprindo uma função cardio reguladora, normaliza a pressão arterial, reduz o risco de AVC, a arteriosclerose e previne outras doenças cardiovasculares. É rico em ferro e ajuda a combater a anemia, tem alto teor de zinco, fortalece o sistema imunológico, aumentando a defesa do organismo e ajuda a prevenir as doenças nero degenerativas.

O leite de cabra é rico em CLA ( Ácido Linoleico Conjugado), uma gordura reconhecida na prevenção de alguns tipos de câncer.  Ajuda a na manutenção da massa magra, no ganho de massa muscular e a perda de peso. Estimula  a função da tireoide e acelera a queima de gordura. Atua na prevenção e controle de doenças respiratórias e ajuda até a reduzir o mau colesterol.     
 “O leite de cabra é como se fosse o ouro branco para o desenvolvimento da nossa região”. Ele ainda citou exemplos da  viabilidade econômica da caprinocultura e concluiu a intervenção animado. 

 A palestra do Dr. Lúcio se reveste de muita importância para o desenvolvimento tecnológico e econômico do semiárido. É verdade que a ignorância é o principal obstáculo que encontramos, temos muito o que fazer para quebrar as resistências, decorrentes dessa ignorância. Porém é preciso agregar a toda essa luta, o fim do governo Temer e de seu projeto ultra neoliberal regressivo. O Estado não pode continuar sendo um  instrumento só dos ricos e especuladores, como ocorre atualmente. Precisamos de um novo projeto nacional de desenvolvimento que coloque o Estado como indutor do desenvolvimento do país e do nosso semiárido.  Isso só será possível com Temer fora, por isso,   fora Temer!

0 comentários :

Postar um comentário