segunda-feira, 16 de outubro de 2017

VIVA A VENEZUELA, GALERA!!!!!!!!


A imagem pode conter: texto

O número foi atualizado no início da tarde dessa segunda-feira (16). Subiu para 18 o número de estados onde o chavismo venceu as eleições.


Para o Comitê Central, trata-se de uma vitória popular, nas urnas, contra as ameaças externas e o terrorismo. 

Leia a nota na íntegra:

Nas eleições venezuelanas povo derrotou as ameaças e o terrorismo

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda de forma entusiástica a significativa vitória da revolução bolivariana nas eleições estaduais deste domingo (15).

Como declarou o presidente da Bolívia, Evo Morales, ao saudar a vitória do chavismo: “a democracia ganhou da intervenção e da conspiração.”

Diante das ameaças e sanções do imperialismo, diante do terrorismo da direita, o povo venezuelano deu uma contundente resposta aos inimigos da democracia popular: o Gran Polo Patriótico venceu em 18 dos 23 estados. Mesmo em Miranda, importante estado governado pela oposição, o autodenominado Movimento da Unidade Democrática (MUD), direitista, foi derrotado.

Isso revela o elevado grau de consciência política dos eleitores da República Bolivariana da Venezuela, que mesmo diante das inúmeras dificuldades econômicas vividas em seu dia a dia, compreenderam que grande parte da crise é causada intencionalmente por uma elite profundamente reacionária e subordinada ao imperialismo estadunidense.

O silêncio da mídia hegemônica brasileira diante da vitória de Nicolás Maduro mostra que a burguesia, atônita, ainda está construindo um discurso alternativo diante da inesperada e, para eles, constrangedora, vitória das forças populares. O que dizer diante da participação de 61% do eleitorado em um país onde o voto não é obrigatório? O que dizer das previsões triunfalistas que esta mesma mídia empresarial divulgava, dias antes, garantido que a oposição ganharia na maioria dos estados e nos mais importantes?

A vitória da democracia venezuelana é poderoso estímulo à luta das forças progressistas da América Latina. Mostra mais uma vez que o imperialismo não é invencível. Por outro lado, não pode fazer arrefecer em nada a militância da solidariedade para com a revolução bolivariana, pois o que a história já nos ensinou por diversas vezes é o total descompromisso da burguesia com a legalidade democrática e a tendência a recorrer a métodos abertamente fascistas diante de derrotas que a desmoralizam.

Assim, o PCdoB, ao mesmo tempo em que celebra a importante vitória eleitoral do chavismo, conclama as correntes democráticas e populares a intensificarem a defesa ativa da revolução bolivariana, que sai destas eleições indubitavelmente mais forte para os novos embates.

Viva a democracia bolivariana!

Viva o povo Venezuelano!

José Reinaldo Carvalho, secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB 

Fonte: Resistência

0 comentários :

Postar um comentário