quinta-feira, 9 de novembro de 2017

VEM AÍ A V CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Por Dedé Rodrigues


A Secretaria de Juventude e Meio Ambiente de Tabira participou na quarta-feira, 08 de outubro de 2017, na Secretaria de Educação de Tabira de uma reunião com Flávia, Consultora do MEC, Cilda da Secretaria de Educação do Estado, Coordenadoria Ambiental e Sélton, representante do Coletivo Jovem do Meio Ambiente e Gestores das escolas municipais e estaduais sobre a V Conferência Nacional Infantojuvenil Pelo Meio Ambiente para discutir a organização das Conferências que devem ocorrer em várias escolas do município de Tabira, as quais devem elaborar um projeto sobre a temática da água e eleger o delegado que participará da Conferência Estadual.

As autoridades passaram diversas informações para os presentes tentando sensibilizá-los para que as escolas participem desse evento importante. A conferência desse ano escolheu o tema água devido a importância desse bem tão precioso em nossas vidas. A questão que ficou para ser respondida pelos participantes foi: como cuidar de Tabira cuidando bem da água? Para responder a esses questionamento os orientadores dividiram a sala em vários grupos e cada um elaborou um esboço de um projeto para apresentar aos demais que escolheram o melhor projeto.  

Entre as propostas que seriam discutidas posteriormente nas escolas ficaram os seguintes projetos: 1. Quais são os nossos rios? 2. Preservação e conservação dos recursos hídricos da Caatinga; 3. Captar água nas escolas com calha de zinco; 4. Construir calhas com garrafas peti e reservatórios na escola.  O 4º projeto da Escola Antonio Nogueira Barros foi o  vencedor.
Como encaminhamentos ficaram as seguintes orientações: Cada escola deve criar uma comissão organizadora chamada COM VIDA para mobilizar os alunos do 6º ao 9º ano, que tiverem entre 11 a 14 anos, para elaboração do projeto, mobilização da conferência escolar que escolherá um delegado titular e um suplente à Conferência Estadual. A mobilização e participação em cada escola deve priorizar uma trabalho envolvendo todas as áreas, de forma interdisciplinar.    

 PRAZOS:

 



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