domingo, 8 de julho de 2018

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 147



RESUMO.
                      
DATA:  08 de julho de 2018

REFLEXÃO DO DIA:


PENSAMENTO DO DIA
"Castigar e prender os pobres é a resposta tipicamente americana para a pobreza no século 21". "O encarceramento em massa é usado para tornar invisíveis temporariamente os problemas sociais e criar a ilusão de que se está fazendo alguma coisa." Alston, embaixadora dos EUA na ONU.

FRASE DO DIA
O neoliberalismo é a oficialização do crime social

PENSAMENTO DO DIA
"A tese de que a História teria estacionado não merece discussão: trata-se de tolice, solertemente divulgada pela poderosa máquina de propaganda que bem conhecemos. A História, felizmente, não para. Ela é, e permanecerá sempre,insusceptível de parada" (A farsa do neoliberalismo)

NO QUADRO PRESTANDO CONTAS COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES:
QUE AÇÕES  DA SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO  AMBIENTE VOCÊ DESTACA? QUE ATIVIDADE ESTÁ PROGRAMADA? QUAL É A MENSAGEM AMBIENTAL DE HOJE?
ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA

A secretaria de Agricultura está realizando alguns reparos na estrada que dá acesso ao sítio Jurema. O prefeito Sebastião Dias visitou a localidade juntamente com o secretário da referida pasta, Beto Santos, na manhã dessa quinta-feira, 05.
“Esse é um trabalho que nós fazemos todos os anos em todas as comunidades rurais. A gente demorou um pouco a vir fazer nessa comunidade, justamente por conta das chuvas. Agora estamos concluindo uma grande reforma nessas estradas, iniciando do lixão até a divisa com Ingazeira”, disse o secretário Beto Santos.
“A comunidade tem o direito de receber o serviço e nós como gestores temos a obrigação de fazer”, completou o prefeito Sebastião Dias.Fonte: Blog do Povo


Depois que a Câmara dos Vereadores aprovou a municipalização do trânsito, a secretaria de Administração, que comanda a Guarda Municipal de Tabira, acelerou o passo para ordenar e organizar o trânsito da cidade.
O engenheiro de trânsito Esdras Cordeiro, que já fez um amplo trabalho nesse sentido na cidade de Patos-PB e em várias outras cidades daquele estado, esteve em Tabira fazendo um estudo das vias e as possibilidades para dar mais fluidez e organização no trânsito para condutores e pedestres.
Está marcada para o dia 17 de julho uma audiência pública onde serão convocados comerciantes, autoridades, entidades, associações e outras pessoas que representam a sociedade para a apresentação do novo projeto do trânsito de Tabira.
“Estamos caminhando a passos largos para termos um trânsito organizado e disciplinado, assim como já temos em outras cidades de Pernambuco e que são referência para todo o estado”, disse o Prefeito Sebastião Dias. Fonte: Blog do Povo

As secretarias de Juventude e Meio Ambiente e a secretaria de Educação, juntamente com alguns catadores,  participaram, na última quarta-feira, 27, de um encontro sobre o meio ambiente com diversos municípios do Pajeú, promovido e coordenado pela Diaconia de Afogados da Ingazeira. 
Na pauta do encontro foram discutidos a conjuntura ambiental no Brasil, o funcionamento dos Condemas (Conselhos do meio ambiente), o DRPA, Diagnóstico Rápido Ambiental (potencial turístico de cada município) e a questão dos resíduos sólidos (catadores e gestores). Na conclusão do encontro foram aprovados diversos encaminhamentos práticos para cada município. Fonte: Blog do Povo

4. COMITIVA DA OPOSIÇÃO VISITA TABIRA E REGIÃO
Uma comitiva da oposição ao governo Paulo Câmara comandada por Armando Monteiro visitou, no sábado, dia 07 de julho, a região do Pajeú, passando por Tabira. O encontro aconteceu no Recanto das Arararas e contou com a participação do Prefeito Sebastião  Dias, autoridades locais e do Pajeú  e de parte da população de Tabira.Por Dedé Rodrigues  



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

5. ÀS PRESSAS, TEMER QUER VENDER ÁREA DO PRÉ-SAL E DESMONTAR PETROBRAS
Temer e aliados tentam regime de urgência para que senadores aprovem projeto ainda em julho. “Querem vender 70% de 5 bihões de barris de petróleo este ano, no fim de um governo ilegítimo", diz dirigente da FUP. Por Eduardo Maretti, da RBA
 
6. GOLPE GEROU GRAVES RETROCESSOS NO DIREITO DO TRABALHO NO  BRASIL
Para o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e secretário de Relações Internacionais da CTB, Guilherme Guimarães Feliciano, a reforma trabalhista, lei 13.467, de 13 de julho de 2017, provoca o enfraquecimento dos sindicatos, principalmente pela asfixia financeira, e do Judiciário do trabalhista, com a criação do controvertido conceito de “intervenção mínima” da Justiça no Direito do Trabalho e nas negociações coletivas. Feliciano alertou que no primeiro trimestre deste ano houve uma queda de 45%, em relação a 2017, de novas ações ajuizadas pela justiça do trabalho. O magistrado acrescenta que o Ministério do Trabalho e Emprego contabilizou 74% a menos de negociações coletivas finalizadas, derrotando a tese central da reforma de prevalência do negociado sobre o legislado. Título com acréscimo meu. Fonte: CTB

7. PENTE-FINO DO GOVERNO RETIRA APOSENTADORIA DE 423 MIL BRASILEIROS
Por meio de operações de pente-fino, Temer já cortou 423 mil benefícios do INSS, entre eles auxílios-doença e aposentadorias por invalidez. O governo impulsiona esse programa de revisão de benefícios do INSS através “bônus” financeiro que é pago aos fiscais que passam o pente-fino nos auxílios. Até agora, esses cortes na previdência somam quase R$ 10 bilhões. Desde 2016, R$ 9,6 bilhões deixaram de chegar às mãos das famílias dos trabalhadores afastados por doença ou invalidez. Ou seja, enquanto o governo não consegue implementar a reforma da previdência, ele pratica outros cortes sociais. Do Portal Vermelho


8. "REFORMA DO ENSINO MÉDIO VAI ACIRRAR DESIGUALDADES", DIZ CALLEGARI
O presidente da Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação, órgão responsável por encaminhar as etapas de audiência pública e consolidação das alterações no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), César Callegari, renunciou ao cargo na segunda-feira. A saída de Callegari é motivada por divergências políticas em relação à condução da BNCC do Ensino Médio e à reforma da etapa via Lei 13.415/2017, que ele fez questão de explicar em uma carta dirigida aos conselheiros do CNE.  Em primeiro lugar, temos que ter uma forte valorização do professor. É condição fundamental termos um Magistério bem formado, com carreira atraente e boa remuneração. Em nenhum lugar do mundo se faz educação de qualidade sem professores com condições para desenvolverem seu trabalho. Com a  lei do teto dos gastos os  10% do PIB para educação está sendo meticulosamente enterrado,disse ele.
Por Ana Luiza Basílio, na Carta Educação

9. PL DOS AGROTÓXICOS TERÁ IMPACTO DIRETO NA SAÚDE DO TRABALHADOR RURAL
Para Fernando Carneiro, pesquisador da Fiocruz, deixar o registro de novos produtos a cargo de Ministério da Agricultura, como prevê projeto de lei, representa perigo para a população brasileira. Na última segunda-feira (25), a comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o projeto de lei 6.299/2002, que propõe alterações na atual legislação de agrotóxicos, aprovou texto que divide opiniões. De um lado, empresários do agronegócio comemoram o parecer do relator Luiz Nishimori (PR-PR) sob o argumento de que moderniza a aprovação e regulação dos pesticidas. Do outro, organizações de promoção à saúde coletiva e defesa do meio ambiente afirmam que o relatório flexibiliza significativamente o processo, o que representa riscos não só aos trabalhadores do campo, mas também aos consumidores dos alimentos expostos aos agrotóxicos. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ceará Fernando Carneiro engrossa o coro do segundo grupo. Integrante do Grupo Temático Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e coordenador do Observatório da Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (OBTEIA), ele garante que as mudanças na lei significam um “retrocesso gigantesco”. Para Carneiro, um dos pontos mais críticos trazidos pelo texto – que agora vai a plenário – é a centralização das avaliações de novos produtos e autorização de registros no Ministério da Agricultura, em detrimento da estrutura tripartite de regulação – a lei em vigor determina que os ministérios da Saúde e Meio Ambiente também atuem nas análises. “O processo fica concentrado em um órgão totalmente dominado pelo agronegócio, então o risco é de realmente haver a aprovação de substâncias que possam causar todo tipo de problema”, declara.


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO
10. DENÚNCIA: CRIANÇAS IMIGRANTES SÃO MALTRATADAS NOS ABRIGOS DOS EUA
O brasileiro Antar Davidson de Sá trabalhou como voluntário num abrigo para crianças imigrantes no Arizona, nos Estados Unidos, e contou como é o tratamento aos pequenos que foram separados dos pais. Segundo ele, as crianças chegam apavoradas no lugar e não têm nenhuma assistência para conseguir lidar com a situação. Entre abril e junho deste ano, milhares de crianças imigrantes foram separadas de suas famílias por não portar os documentos necessário para permanecer em solo americano. Mais de 2 mil crianças estão detidas nestes abrigos, cerca de 50 delas são brasileiras. 
Do Portal Vermelho, com Sputnik

11. DOCUMENTO DA ONU REVELA A POBREZA EXTREMA NOS EUA
O relator especial da ONU para a pobreza extrema e direitos humanos, Philip G. Alston, apresentou os seguintes dados: 40 milhões de pessoas vivem na pobreza nos EUA, 18,5 milhões na pobreza extrema e mais 5,3 milhões na pobreza super-extrema. "Essas estatísticas vergonhosas só podem ser explicadas pela discriminação estrutural baseada na raça, o que reflete um legado duradouro da escravidão", conclui Alston.
Fonte: BBC

12. NO CHILE, 9 MILITARES SÃO CONDENADOS PELO ASSASSINATO DE VICTOR JARA
Se passaram 45 anos desde que o cantor e compositor chileno Victor Jara foi assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet (1873 – 1990), mas finalmente a justiça condenou os responsáveis. Nesta terça-feira (3), 9 militares foram condenados pela morte do artista e do dirigente do Partido Comunista, Littré Quiroga, ambos assassinados em setembro de 1973, após o golpe contra Salvador Allende (1970 – 1973). Do Portal Vermelho, Mariana Serafini
13. CELSO AMORIM: 'LÓPEZ OBRADOR É UM EXEMPLO PARA A AMÉRICA LATINA'
“Com a vitória de Andrés Manuel López Obrador, o México passa a ser um exemplo para o Brasil e para a América Latina em geral”, afirma o ex-chanceler Celso Amorim, ao fazer um primeiro balanço do resultado das eleições mexicanas do último domingo. Por Darío Pignotti, da Carta Maior



0 comentários :

Postar um comentário