quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Haddad segue crescendo e já empata tecnicamente com Bolsonaro




Ricardo Stuckert

  
De acordo com a pesquisa, Bolsonaro oscilou negativamente 3 pontos percentuais em relação à semana passada e agora tem 27% das intenções de voto. Já Haddad saltou de 17% para 22% no mesmo período, diminuindo para 5 pontos percentuais uma diferença que era de 13. Com a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, o quadro é de empate técnico. 


"A nova rodada da pesquisa revela um fortalecimento consistente da candidatura de Fernando Haddad. Ao mesmo tempo, há sinais de que Bolsonaro passou a sentir tanto o golpe dos ataques de Alckmin quanto sua ausência da campanha em função da convalescença da facada", observa o cientista político Alberto Almeida, sócio-diretor da Brasilis, em entrevista ao Infomeny.

Geraldo Alckmin (PSDB) registrou 10% e Ciro Gomes (PDT) oscilou positivamente de 7% para 8%. Marina Silva (Rede) caiu de 6% para 5%. Álvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo) também apresentaram variação negativa dentro da margem de erro e têm 3% cada. Considerando a margem máxima de erro, esses cinco candidatos estão em empate técnico.

"Para que um dos demais candidatos se torne capaz de ir ao segundo turno, deslocando ou Bolsonaro ou Haddad, é preciso retirar para si, ao menos, 0,8 ponto percentual por dia dos candidatos favoritos a se qualificarem para o segundo turno. Não há sinais consistentes de que isso possa ocorrer", avalia Almeida.

Segundo turno

Quando é avaliado o cenário de um possível segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, o petista aparece à frente por diferença fora da margem de erro: 44% contra 36%. Uma semana atrás, os dois empatavam tecnicamente, com Bolsonaro numericamente à frente por placar de 42% a 40%. 


Do Portal Vermelho
  • IMPRIMIR

0 comentários :

Postar um comentário