sexta-feira, 23 de outubro de 2020

ELEIÇÕES 2020 EM TABIRA: O “VELHO” CONTRA O “NOVO”

Por Dedé Rodrigues

INTRODUÇÃO

A Política é uma Ciência e, como tal, só compreenderemos ela profundamente se  a estudarmos para superarmos o senso comum e atingirmos o conhecimento científico e filosófico. Para votar corretamente nas eleições precisamos investigar  as ideologias e programas partidários, os grupos políticos e quem os apoiam, os partidos que encabeçam as chapas, a história de cada candidato e os projetos das coligações que se estabelecem para as disputas nas eleições. Nessas eleições de 2020 em Tabira vamos analisar nesse artigo a essência do que é velho e do que é novo, levando em conta que não se trata de idade, mas de partidos e projetos que os candidatos apresentam para a conquista do voto do eleitorado.  As questões que analisaremos nesse artigo para elevar o nível dos debates dessas eleições serão: o que é velho e o que é novo nessas eleições? Quais são os grupos políticos e os partidos por trás de cada coligação? Quais são os interesses que estão em jogo nessas eleições? Qual é o conteúdo dos dois projetos que disputam o eleitorado de Tabira em 2020?  








INTRODUÇÃO

A Política é uma Ciência e, como tal, só compreenderemos ela profundamente se  a estudarmos para superarmos o senso comum e atingirmos o conhecimento científico e filosófico. Para votar corretamente nas eleições precisamos investigar  as ideologias e programas partidários, os grupos políticos e quem os apoiam, os partidos que encabeçam as chapas, a história de cada candidato e os projetos das coligações que se estabelecem para as disputas nas eleições. Nessas eleições de 2020 em Tabira vamos analisar nesse artigo a essência do que é velho e do que é novo, levando em conta que não se trata de idade, mas de partidos e projetos que os candidatos apresentam para a conquista do voto do eleitorado.  As questões que analisaremos nesse artigo para elevar o nível dos debates dessas eleições serão: o que é velho e o que é novo nessas eleições? Quais são os grupos políticos e os partidos por trás de cada coligação? Quais são os interesses que estão em jogo? Qual é o conteúdo dos dois projetos que disputam o eleitorado de Tabira em 2020?  Qual deve ser o papel do Estado na construção do futuro de Tabira?

A ESSÊNCIA DO VELHO E DO NOVO

I PARTE

Em Tabira duas coligações se apresentam ao povo nestas eleições. A primeira é a do grupo que atualmente está no poder, com o slogam: “Pelo Povo Vem o Novo”, encabeçada por Flávio Marques do PT (Partido dos Trabalhadores) numa coligação que contempla 14 partidos, entre eles, do PSB (Partido Socialista Brasileiro) de Paulo Câmara e Zé de Bira,  da Rede de Zezinho e do PC do B  (Partido Comunista do Brasil), da vice governadora Luciana Santos, além de lideranças importantes de Tabira, como  o prefeito, Sebastião Dias e o ex: prefeito Josete Amaral, dos Empresários Paulo Manu e Ricardo de Zeza, entre outras.

A outra chapa “Unidos por uma Tabira melhor”, é encabeçada pela esposa do ex: prefeito Dinca Brandino do MDB (Movimento Demorático Brasileiro) Nicinha, que tem o apoio de empresários, como Zé da Sulanca, entre outros e agregou recentemente o PSC (Partido Social Cristão) de Nely Sampaio e do ex: Prefeito Mano, o ex: vice-prefeito Zé Amaral,  entre outras lideranças.

Para aprofundar a análise da questão do velho contra o novo precisamos da dialética. Segundo Nassif (2013), tratando sobre o conhecimento ele utiliza uma citação de Mao Tse Tung em seu texto sobre a contradição:

“(…)Frequentemente falamos da “substituição do velho pelo novo”. Tal é a lei geral e imprescritível do Universo. A transformação dum fenómeno noutro, por saltos cujas formas variam segundo o carácter do próprio fenómeno e segundo as condições em que ele se encontra, eis o processo de substituição do velho pelo novo. Seja em que fenómeno for, há sempre uma contradição entre o velho e o novo, o que determina uma série de lutas de curso sinuoso. Dessas lutas resulta que o novo cresce e eleva-se à posição dominante, enquanto que o velho, pelo contrário, decresce e acaba por morrer.” (NASSIF, apud, TUNG, 1937).

 

A citação acima, trazendo para a disputa política em 2020,  não pode ser compreendida como uma fórmula mecânica, retilínea, mas de forma dinâmica e dialética que ocorre na disputa entre o velho e o novo, ora um se sobrepondo ao outro,  embora, no geral, a tendência evolutiva desse processo, é  com o novo se sobrepondo ao velho, mas na síntese dos fenômenos, o velho vai continuar resistindo, como uma parte do novo, para não desaparecer.

Em uma citação recente do Presidente da Fundação Maurício Grabóis, Renato Rabelo, (2020), resume a conjuntura dessas eleições entre o velho e novo assim:

 

A alternativa das forças de oposição mais consequentes e progressistas está hoje no confronto com a ordem dominante, galvanizada por forças de extrema direita, conservadoras e fascistizantes. (RABELO, 2020, p.3).

 

Em Tabira teríamos também essa situação descrita por Rabelo? Sabemos que as eleições municipais tem características próprias, embora não estejam descoladas do país. Muitas vezes se unem pessoas que votam diferente na esfera estadual e federal, mas no município, por diversas razões, se juntam. Isso faz parte da nossa realidade também. Mas essa não é a questão essencial, pois o que interessa mais em uma coligação são os grupos que apoiam e os que encabeçam as chapas. 

 

Em matéria escrita no Blog do Dincão (2020), depois da convenção, ele descreveu os seus principais apoios: o Senador Fernando Coelho, Deputado Federal Fernando Filho, Deputado Federal Fernando Monteiro, Deputado Federal Jarbas Vasconcelos, Deputado estadual Clodoaldo Magalhães e, segue a matéria citando outras lideranças. Vale destacar que o partido de Dinca, Nicinha do MDB, legenda de número 15, é o mesmo do ex: presidente Michel Temer, que assumiu depois da queda de Dilma Rousseff, dando início a temporada de reformas neoliberais, a Trabalhista, a Terceirização em todos os ramos da produção, a Reforma do Ensino Médio, a Emenda 95 etc.  Para o MDB, a direita e a elite que pertence ao capital financeiro nacional e internacional, essas reformas pós-Dilma iriam fazer crescer a economia e geraria mais empregos no país. Isso ocorreu no país?

 

A chapa encabeçada por Flávio Marques, PT, na introdução do seu programa descreve: 

 

O Brasil e o povo brasileiro vivem tempos difíceis. A imensa crise social, fiscal e econômica foi agravada pela pandemia da COVID-19. A retirada de direitos, o desmonte das políticas públicas, o ataque ao patrimônio público e a total ausência de programas de desenvolvimento, faz com que a queda de arrecadação e o aumento da demanda por serviços públicos cresça cada vez mais nos municípios brasileiros. Portanto, é fundamental assumir o compromisso de governar, com visão inovadora, pautada na gestão ética, transparente e democrática, com ampla participação popular, priorizando e cuidando dos que mais precisam. (MARQUES, 2020, P.1).

 

Pelo recorte acima observa-se no programa de Flávio uma postura crítica sobre a conjuntura e as reformas que ocorreram no país prejudicando a economia, o patrimônio público, a arrecadação e a situação geral dos municípios brasileiros, incluindo Tabira.  Isso se confirma porque o partido de Flávio, o PT é o mesmo do presidente Lula, do deputado Federal Carlos Véras, entre outras lideranças  e partidos importantes que governaram este país e aqui em Tabira formou uma ampla coligação que elaborou um projeto de mudança que sinaliza o rompimento com o autoritarismo e com ultraliberalismo bolsonarista.  

 

Por outro lado no programa divulgado por Dinca (Nicinha) não tem introdução, nem muito menos uma uma análise crítica sobre a crise geral que passa o país, que já está afetando Tabira também. Porém, pelos apoios que recebe o MDB local,  percebe-se uma aliança entre a tropa de choque de Bolsonaro em Pernambuco e a encabeçadora da chapa  local, Nicinha de Dinca, o que demonstra o apoio das principais lideranças do grupo local ao ultraliberalismo bolsonarista, pois há uma grande contradição naqueles que afirmam que são contra Bolsonaro, mas apoiam para Câmara e para o Senado Federal os FERNANDOS, aqueles  que lhes dão sustentação.  

 

 

RESUMO DA APRESENTAÇÃO DOS DOIS PROJETOS DE FLÁVIO E NICINHA (DINCA) 

 

II PARTE

 

Todo candidato ou coligação apresenta as suas intenções à população no projeto de governo. Na apresentação se aborda a conjuntura e as intenções gerais do candidato ou da coligação para que o povo conheça melhor as suas intenções. Em Tabira, segundo os programas de Flavio e Nicnha de Dinca que conseguimos acessar no TRE, Tribunal Regional Eleitoral, só um deles tem uma apresentação introdutória, que é o de Flávio Marques. O programa de Nicinha não tem apresentação e  já entra direto em propostas para área rural.

 

No caso da apresentação do programa da coligação de Flávio Marques uma redação chamou a nossa atenção quando diz:   

 Nossa administração terá prioridades comprometidas com o bem-estar da população, privilegiando os investimentos sociais nas áreas de educação, saúde, assistência, saneamento básico, habitação, meio ambiente, cultura, agricultura, segurança, turismo e esporte. Promovendo o desenvolvimento local de forma articulada com todos os segmentos sociais e esferas de poder.

(MARQUES, 2020, p.2).

 

Com base na redação percebe-se a intenção da coligação de governar levando em conta diversas áreas sociais, mas de forma articulada com todos os segmentos da sociedade, o que é um avanço democrático importante. O programa fala ainda que a futura gestão estará aberta ao diálogo e à participação popular, pois as próprias ideias elaboradas foram produto do acúmulo da experiência do PT nos governos, mas tem também ideias de muitos companheiros que têm experiência de gestões no município, como foi o caso das propostas apresentadas pelo PC do B.

 

O QUE PENSAM AS COLIGAÇÕES EM TABIRA SOBRE A CONJUNTURA EM 2020?

 

III PARTE

 

A análise de conjuntura, ou seja,  da situação vigente, mundial, nacional, estadual e municipal, é uma exigência para todo partido ou coligação partidária que queira compreender  a situação particular e geral  e planejar melhor os projetos e os recursos que serão utilizados no município, no Estado e no país durante os quatros anos da gestão. Essa exigência decorre de uma das leis da dialética, na qual a parte está ligada ao todo e, como diz o poeta Rodrigues, (2018) em um verso sobre dialética,  “A parte está ligada ao todo e, por haver ligação, quem fica preso a parte não aprendeu a lição”. O PC do B no país tornou-se um especialista em análise de conjuntura.    

 

O programa acessado da Coligação encabeçada pelo MDB de Dinca Brandino não publicou análise de conjuntura, porém a coligação de Flávio Marques, logo no início dela, tem a seguinte redação:

A campanha eleitoral municipal em 2020 será realizada em uma conjuntura na qual os danos da política ultraliberal desenvolvida no país desde 2016 vêm provocando desmontes e retrocessos nas políticas sociais, nos direitos previdenciários e trabalhistas, privatizações e cortes provocados pela Emenda Constitucional 95/2016, mais conhecida como a PEC da Morte, que reduziu gastos em áreas essenciais e congelou os gastos públicos por nada menos que 20 anos. (MARQUES, 2020, P. 3).

 

É preciso recordar que 2016 foi o ano que a ex: Presidenta Dilma Rousseff foi traída pelo Vice -Presidente Michel Temer, MDB, (15)  e sofreu, o que muitos analistas chamam, de “golpe de novo tipo”, disfarçado de impeachment, para rouperem com circulo virtuoso do período Lula – Dilma e implantarem as políticas neoliberais ou ultraliberais que tanto danos causaram a nação até a presente data.

 Em seguida a coligação “Pelo novo vem o novo”, escreve que “O Brasil vive uma crise sem precedentes na história. Esta crise – sanitária, social, econômica, política, ambiental e cultural – está entrelaçada a uma crise mundial, gera insegurança, medo, descrença e pessimismo na sociedade. Em seguida diz também que “Após anos de estabilidade democrática, em um curto período da história brasileira, inúmeros direitos foram cassados, violados e massacrados, com diversos casos de violência incentivados pelo discurso de ódio. O país andou para trás na renda do povo, na saúde, na educação, na defesa do meio ambiente e na liberdade.

Para enfrentar os desafios locais a coligação de Flávio Marques, (2020) destaca que a proposta que apresenta ao povo é progressista, democrática e popular na busca da cidadania. E defende ainda “o caráter público do SUS; a educação pública, gratuita, de qualidade, laica e livre de censuras; as políticas sociais como instrumentos de combate à miséria, à pobreza e à desigualdade; o Estado como promotor das igualdades de gênero, etnia, etária e orientação sexual; a transparência na gestão pública; a participação política como elemento de decisão pública, dentre outros.

 

Na conclusão a coligação “Pelo povo vem o novo” escreveu o orgulho que tem dos governos Lula e Dilma, por uma série de conquistas  que estão presentes no município, tais como: 

 

elevação do salário mínimo, o programa Bolsa Família, o Luz para Todos, o Minha Casa, Minha Vida, o Programa de Cisternas brasileiro – reconhecido pela ONU como uma das melhores políticas públicas do mundo. O programa Brasil sem Miséria, o de Acesso ao Ensino Técnico e emprego (PRONATEC), o da Universidade para todos (PROUNI), a criação da Farmácia Popular, o Piso

Nacional de Educação, o combate ao trabalho escravo, a implementação do programa Mais Médicos, o apoio à agricultura familiar, entre outros. (MARQUES, 2020, P. 3). 

 

O PC do B de Tabira compreende que as medidas citadas acima foram resultados de  uma ampla frente de partidos e de lideranças importantes do país que levaram Lula e Dilma ao poder, manterem a governabilidade por 13 anos e aprovarem no Congresso Nacional, em cada conjuntura específica, com base na correlação de forças de cada momento, esses projetos importantes para o município e para o país.

 

 

O QUE PENSAM AS COLIGAÇÕES DE NICINHA DE DINCA E FLÁVIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE TABIRA?

 

IV PARTE

 

Pensar o desenvolvimento do município de Tabira requer expor na introdução algumas diretrizes e características dele. Não encontramos uma introdução com diretrizes desse desenvolvimento no programa de Nicinha de Dinca Brandino, “Unidos por uma Tabira melhor”, porém no programa de Flávio Marques, “Pelo povo vem o Novo”, este desenvolvimento precisa ser sustentável e solidário e é introduzido assim: 

 

Nosso governo cumprirá o papel de ser o motor do desenvolvimento local, mesmo nas circunstâncias desfavoráveis provocadas pela crise econômica e pelas medidas neoliberais adotadas pelo governo federal. Nosso foco será a necessidade de gerar emprego e renda para a população afetada pela crise, que sofre ainda mais com a pandemia do COVID-19. (MARQUES, 2020, P. 4).

 


O programa de Flávio Marques apresenta algumas estratégias,  diretrizes e propostas para esse desenvolvimento. No caso da estratégia de desenvolvimento para Tabira, Marques (2020), destaca a necessidade de buscar  e promover o crescimento dos setores econômicos, inclusive aqueles baseados na economia solidária, com o objetivo de gerar empregos e renda; tendo também como perspectiva incentivar a transição ecológica. O programa ainda destaca entre parêntese que (Vale lembrar, a transição ecológica é uma estratégia para alcançar uma nova forma de produção com baixo impacto ambiental e alto valor agregado, valendo-se, para isso, de tecnologias modernas, flexíveis e inteligentes, assegurando a saúde do planeta, superando a crise climática e protegendo os biomas).

 Para a execução dessa estratégia, Marques (idem), afirma que vai criar um Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE-TABIRA) com a participação dos diversos setores empresariais, das cooperativas e empreendimentos da economia solidária; dos sindicatos de trabalhadores, das universidades e da sociedade civil organizada.

 A estratégia de desenvolvimento do programa de Marques, (2020) afirma-se que vai buscar consolidar, fortalecer e desenvolver as principais cadeias econômicas da cidade e elaborar programas específicos para:

 

 Setor industrial: Nos últimos anos nossa cidade vem desenvolvendo um setor industrial diversificado, com mais de 38 empresas de vários segmentos econômicos (químico, alimentício, metalúrgico, vestuário, entre outros). Portanto é necessário desenvolver uma política de apoio ao desenvolvimento industrial, fortalecendo as indústrias já existentes, bem como atrair novos empreendimentos industriais e seus fornecedores para se instalar na cidade.

 Apoiar o comércio local e estimular a vinda de novos empreendimentos comerciais e de serviços inexistentes, evitando que a população se desloque para outras cidades.

 Estruturar uma rede de empreendimentos da economia solidária (cooperativas, associações de produção rural e urbanas) que são geradores de emprego e renda.

 Apoiar e desenvolver as vocações econômicas tais como turismo, cultura, gastronomia, entre outras. (MARQUES, 2020, P.4).

 

Na introdução da Infraestrutura para o Desenvolvimento, o programa de Flávio (idem), destaca ainda que:  

A decisão de uma empresa se instalar num município depende também da qualidade da infraestrutura, ou seja, da existência de energia, água, Internet, entre outros fatores. Assim, a estratégia de desenvolvimento discutida com o CDE-TABIRA apontará quais serão os investimentos necessários para dar consequência às iniciativas de atração de novas empresas. (MARQUES, 2020, P.4)

 

Para o desenvolvimento industrial o programa de Flávio propõe dar apoio às Empresas e à Economia Popular da seguinte maneira:

 

Disseminar informação qualificada sobre como acessar crédito facilitado, como modernizar as empresas, entre outras; constituindo ou fortalecendo redes com as entidades do sistema S (SEBRAE, SESC, SENAI, ETC.) e as Universidades.

Incentivar o associativismo e outras formas de organização da produção.

Articular iniciativas que facilite o acesso ao crédito para financiamento dos empreendimentos econômicos.

Apoiar a agricultura familiar garantindo iniciativas que facilite a produção, beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos deste seguimento tais como:

• Instituir programa para aumentar o valor agregado da produção.

• Ampliar os espaços e as condições de oferta dos produtos oriundos da agricultura familiar e agroextrativistas, inclusive ampliando a cobertura das feiras de bairro.

• Incentivar os sistemas agroecológicos de produção, com melhor utilização dos recursos naturais e redução do uso de agrotóxicos.

Compras públicas – tratamento preferencial às micro e pequenas empresas e às iniciativas de economia solidária locais, a exemplo da aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. (MARQUES, 2020, P. 4).

Essa introdução estratégica para o  desenvolvimento de Tabira é importante, mesmo que alguns pontos desses apareçam nos dois programas em algumas áreas específicas, as diretrizes tornam-se o norte do desenvolvimento local. Diretrizes, podem ainda ser entendidas como:  orientações, guias, rumos. São linhas que definem e regulam um traçado ou um caminho a seguir. Diretrizes são normas, instruções ou indicações para se estabelecer um plano, uma ação [...] Google, 2014.

A ESSÊNCIA DO NOVO NA POLÍTICA DE TABIRA ESTÁ NO PROJETO DE GOVERNO

V PARTE

Em linhas gerais os programas de Flávio e de Nicinha de Dinca têm uma série de projetos em todas as áreas, cujas diferenças estão mais na forma do que no conteúdo. Porém o diferencial está em alguns pontos defendidos por Flávio Marques que confirmam o caráter mais avançado, democrático e popular do projeto dele para Tabira.

Os avanços do programa de Flávio em relação ao de Nicinha de Dinca, para um leitor mais atento, são detectados logo na apresentação, quando afirma-se que o programa é o resultado de experiências petistas em gestões, mas também da consulta a várias lideranças experientes locais.  

A análise de conjuntura, com críticas contundentes as reformas neoliberais iniciadas por Michel Temer do MDB – 15 e dado sequência por Bolsonaro, com a reforma da previdência que, pelas exigências de tempo de contribuição e aumento da idade,  praticamente tira a oportunidade de muitos brasileiros se aposentarem. Quando associada a Emenda 95, que limita os gastos nas áreas sociais, praticamente impede que os municípios pobres, como o nosso, possa sonhar mais alto em melhorar a saúde e a educação.   

A luta pelo caráter público do SUS ( Sistema Único de Saúde) é outro avanço do programa de Flávio em relação ao de Nicinha de Dinca, já que o lado privatista do MDB, Centrão e Bolsonaro planejam destruir essa grande conquista do povo brasileiro, pois o  presidente assinou nesta terça-feira (27) o Decreto 10.530 que insere as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), cuja publicação, resultou em uma reação dos partidos de esquerda, em especial do PC do B, fazendo o presidente revogar o próprio decreto dele. Mas infelizmente ele continua falando em reeditar o decreto. Há diversos outros avanços do programa de Flávio em relação ao de Nicinha de Dinca que não vai dar para citar nesse artigo para ele não ficar ainda maior.

O QUE PENSAM AS COLIGAÇÕES DE FLÁVIO MARQUES E A DE NICINHA DE DINCA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO EM TABIRA?

VI PARTE

Uma das grandes bandeiras da esquerda brasileira, em especial do PC do B  e do PT,  é a implantação do Orçamento Participativo em cada município que governa. Essa medida é muito importante para democratizar o uso dos recursos públicos, já que é o povo que decide onde se gastar o dinheiro dos seus impostos, ou seja, das verbas disponíveis para isso na Prefeitura.  Em Tabira o PC do B defende essa ideia há mais de duas décadas.  Na verdade essa ideia já foi implantada no último governo de Dinca Brandino, quando o PC do B ocupava a vice prefeitura, mas logo foi desativada pelo mesmo chefe do Executivo na época.

Na disputa de 2020 em Tabira o programa de Dinca Brandino (Nicinha),   Unidos por uma Tabira melhor, trata da questão, mas de forma muito resumida, ou seja, só dois setores da prefeitura apresentam propostas específicas. Na página 2 escreveu-se:  Orçamento participativo do campo, com uma diretoria para gerir o PAA, PNAE, Feira Comunitária. E na página 4:  Realização de audiências públicas para elaboração do orçamento participativo da Educação.

 

No programa de Flávio Marques a redação é a seguinte na página 20:

 

Participação Cidadã na destinação dos recursos públicos:

 

O Orçamento Participativo (OP) será o carro-chefe da participação cidadã. Nessa conjuntura de crise econômica o Orçamento Participativo será ainda mais importante, pois permitirá que o governo identifique com clareza as prioridades para aplicar os escassos recursos de forma mais sintonizada com as necessidades da população. Em 2021, o Plano Plurianual, que define as prioridades para os 4 anos de governo, será elaborado de forma participativa. Essas prioridades orientarão as futuras discussões do OP. Será constituído o Conselho do OP, com representantes eleitos, responsável por fazer o acompanhamento da execução das demandas incorporadas ao Orçamento de cada ano. (MARQUES, 2020, P.20).

 

Observa-se no Programa de Flávio que o Orçamento Participativo é geral, com a discussão no Plano Plurianual e a criação de um conselho com representantes eleitos para acompanhar as demandas de cada ano e não para priorizar dois setores em detrimento de outros, como é o caso do programa de Nicinha de Dinca. Claro, que os setores mais organizados terão uma participação mais efetiva nas discussões, mas o orçamento é de todos os setores do município e as prioridades devem ser escolhidas por todos de acordo com as necessidades também. Isso é visão coletiva e não corporativista.  Isso é a semente do bem comum na política que deve ser plantada e irrigada em Tabira para dar bons frutos.  

 

 

ALGUNS DESAFIOS DO PRÓXIMO GESTOR PARA CONSTRUIR O FUTURO DE TABIRA

VII PARTE

Os projetos para construir o futuro de Tabira, apesar dos sonhos contemplados nos planos de governos em cada eleição e da  importância do governante local, dos avanços  constatados até agora,  não depende só da intenção de cada candidato, ou mesmo do gestor de plantão, pois Tabira não é uma ilha isolada do país e depende fundamentalmente do FPM (Fundo de Participação do Município), bem como, do desenvolvimento político, econômico e social de todo o país.  

Segundo o programa da candidata que desistiu Nelly, 2020, A Tabira do Futuro, a“Terra das Tradições” é o quarto município mais populoso do Sertão do Pajeú pernambucano”. Na introdução do programa dela, afirma-se que, Segundo dados do IBGE de 2018, apenas 7,9% do tabirenses estavam empregados e, com base nesses números, ela critica a falta de políticas públicas para essa questão. Porém, com base nessa mesma fonte, comparando a outros municípios, o salário médio mensal dm Tabira é de 1, 7  salários mínimos e, Tabira é  o 5º melhor, dos 17 municípios do Pajeú, nesse item e o 6º mais importante na economia da região do Pajeú.  

Sobre a educação, Nelly, (2020) ainda escreveu:

 

Tabira conta com 21 estabelecimentos de ensino fundamental, de acordo com dados de 2018. 97,2% dos tabirenses, dos 6 aos 14 anos, frequentam a escola, segundo o IBGE. A educação é a chave para todas as conquistas de uma sociedade. 97,2% dos tabirenses, dos 6 aos 14 anos, frequentam a escola, segundo o IBGE. (NELLY e HELENA, 2020, P. 2).

 

Além do reconhecimento desses avanços na educação, na sequência Nelly, (idem) cita também outro avanço importante para os tabirenses no governo Sebastião Dias quando afirma que,  “Felizmente, a taxa de mortalidade infantil no município vem caindo consideravelmente”.

Esses dados, com críticas e propostas, levantados por Nelly, (2020), com base em dados do IBGE, 2010 e 2018, sobre Tabira nos remete a tirar algumas conclusões: Tabira é um município importante no Pajeú e tem melhorado  o seu desenvolvimento na educação, na economia, na saúde, no esgotamento sanitário, nos salários etc. Mas, ainda tem muitos desafios  que o próximo governante vai ter que enfrentar, como por exemplo, a geração de emprego e renda, em especial no pós pandemia. Mas será que Tabira só precisa de um gestor competente? Qual é a relação do neoliberalismo com a situação atual de Tabira? Tabira também precisa de um governante desenvolvimentista? Quem, dos candidatos que disputam as eleições em 2020,  pode enfrentar melhor os inúmeros problemas e desafios que já se fazem presentes em Tabira?  Em breve responderemos a essas questões.

 

OS GRANDES SONHOS E PROJETOS PENSADOS PARA O FUTURO DE TABIRA 

  VIII PARTE

 No programa de cada candidato nessas eleições de 2020 em Tabira tem projetos semelhantes e diferentes que precisarão de muito investimento público para serem realizados. Aqui  Acrescentaremos  outros projetos que serão desafios para os futuros gestores da nossa terra.  Iniciativas como: reflorestar o campo de Tabira; arborização da cidade; construção de parque de exposição de animais e de um centro de abastecimento em Tabira. Construir um parque industrial; construir abastecimento de água simplificado em comunidades na zona rural; criação de uma sementeira municipal para distribuir mudas nativas e de fruteiras;  implantação de escolas de tempo integral; construção de um novo hospital para Tabira; construção de uma nova cadeia pública; construção de um nova rodoviária; construção de um estádio de futebol;  ampliação do necrotério local; revitalização do poço escrito; transformar o poço Escrito em um parque ambiental para visitação turística. Construção de uma praça de alimentação; construção de um aterro sanitário; bolsa familiar; construção de uma praça da juventude; conclusão do esgotamento sanitário; implantar a coleta seletiva de lixo em todo município; criação de um centro especializado para mulher; criação de uma farmácia básica para distribuição de remédios com a população; criação de um restaurante popular; criação de um centro de especialidade médicas para oferecer cirurgias complexas; agilizar a implantação da universidade de Tabira; criação de um bonos para os professores, ampliar as compras da agricultura familiar para a merenda das escolas, criação de uma Secretaria de Articulação Social com o governo e criar mecanismos de geração de emprego e renda no pós-pandemia, dependerão de um país com gestores desenvolvimentistas e de um Estado forte.    

 Com se percebe nas ideias retiradas de muitos cérebros da “Cidade das Tradições”, nelas encontramos os  sonhos  de executar projetos importantes para o futuro de Tabira. Há projetos que podem ser realizados em curto, médio e longo prazos, mas entre o sonho e a realidade há um longo caminho cheio de obstáculos que o futuro gestor e a população de Tabira terão que enfrentar. Principalmente porque será preciso muitos investimentos públicos para a execução de tais projetos.

 O maior obstáculo que o futuro gestor de Tabira vai encontrar são as consequências das políticas neoliberais para o Brasil, que já está impactando profundamente no futuro das novas gerações, pois precarizou o mundo do trabalho. A Reforma Trabalhista, a Terceirização em todos os ramos da produção, a Emenda 95, entre outras, implementadas pelo MDB  (15) de Michel Temer e sua tropa: o senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado Federal Fernando Monteiro, Fernando Filho,  que são apoiados em Tabira por Dinca Brandino, Nicinha etc. Junta-se a essas reformas, a continuidade delas no projeto ultraliberal do Ministro de Bolsonaro,  Paulo Guedes, que fez a Reforma  da Previdência, que acaba com o sonho da aposentadoria de muita gente e, ainda, planejam a reforma administrativa,  para tirar muitos direitos trabalhistas e a privatização de  tudo que puderem para acabar de vez com o futuro do país e, como consequência, com o sonho daqueles que querem realizar projetos para um futuro melhor em Tabira.    

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante do exposto torna-se claro que o candidato que aponta para um futuro melhor em Tabira é o desenvolvimentista Flávio Marques do PT (13). Com um alinhamento político federal, com Lula e Carlos Veras e estadual, com o Governador Paulo Câmara, Tabira tende a realizar boa parte dos melhores sonhos, retratados nos projetos citados anteriormente. Só com um Estado forte, nos livrando de Bolsonaro, poderemos ter os recursos para realizar tantos projetos importantes, como esses citados, e desenvolver Tabira, como na Era Lula e Dilma. 

Os projetos apresentados pelos candidatos para Tabira são importantes, por que tornam-se um norte administrativo. Mas o projeto de Flávio (13) supera o de Nicinha (15) em muitos aspectos, tais como: mais  democratização da gestão e transparência na utilização das verbas públicas e, avança mais, em praticamente todos os setores da administração pública em Tabira. Porém, é ilusão pensar em desenvolver Tabira, como pensam os que apoiam Nicinha, sem combater as reformas neoliberais do MDB (15) e o  governo Bolsonaro, que flerta diariamente com o autoritarismo, ataca a nossa democracia e planeja  a entrega do país ao capital financeiro. Nesse aspecto Flávio está no lugar certo, do lado certo e na eleição certa. O sonho de uma Tabira melhor pode virar realidade, só depende do povo livre e consciente de Tabira. 

  

BIBLIOGRAFIA

BRANDINO, Dinca, Por uma Tabira melhor, 2020

MARQUES, Flávio, Pelo povo vem o novo, 2020

NASSIF, Luis, Sobre contradição e sobre a negação da negação, GGN, O Jornal de todos os brasis, 2013

 NELLY, Maria e HELENA, Maria, Tabira do Futuro, 2020 


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