domingo, 1 de novembro de 2020

TABIRA AVANÇOU NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS O FUTURO GESTOR TERÁ QUE ENFRETAR MUITOS DESAFIOS

 VII PARTE




Os projetos para construir o futuro de Tabira, apesar dos sonhos contemplados nos planos de governos em cada eleição e da  importância do governante local, dos avanços  constatados até agora,  não depende só da intenção de cada candidato, ou mesmo do gestor de plantão, pois Tabira não é uma ilha isolada do país e depende fundamentalmente do FPM (Fundo de Participação do Município), bem como, do desenvolvimento político, econômico e social de todo o país.  

Segundo o programa da candidata que desistiu Nely Sampaio, 2020, A “Terra das Tradições” é o quarto município mais populoso do Sertão do Pajeú pernambucano”. Na introdução do programa dela, afirma-se que, Segundo dados do IBGE de 2018, apenas 7,9% do tabirenses estavam empregados e, com base nesses números, ela critica a falta de políticas públicas para essa questão. Porém, com base nessa mesma fonte, comparando a outros municípios o salário médio mensal dm Tabira é de 1, 7  salários mínimos e, Tabira é  o 5º melhor, dos 17 municípios do Pajeú, nesse item e o 6º mais importante na economia da região do Pajeú.  

Sobre a educação, Sampaio, (2020), escreveu:

 

Tabira conta com 21 estabelecimentos de ensino fundamental, de acordo com dados de 2018. 97,2% dos tabirenses, dos 6 aos 14 anos, frequentam a escola, segundo o IBGE. A educação é a chave para todas as conquistas de uma sociedade. 97,2% dos tabirenses, dos 6 aos 14 anos, frequentam a escola, segundo o IBGE. (SAMPAIO, 2020, P. 2).

 

Além do reconhecimento desses avanços na educação, na sequência Sampaio, (idem) cita também outro avanço importante para os tabirenses no governo Sebastião Dias quando afirma que,  “Felizmente, a taxa de mortalidade infantil no município vem caindo consideravelmente”.

Esses dados, com críticas e propostas, levantados por Sampaio, (2020), com base em dados do IBGE, 2018, sobre Tabira nos remete a tirar algumas conclusões: Tabira é um município importante no Pajeú e tem melhorado  o seu desenvolvimento na educação, na economia, na saúde, no  saneamento básico, nos salários etc. Mas, esses dados nos mostram inúmeros desafios  que o próximo governante vai ter que enfrentar, como por exemplo, a geração de emprego e renda, em especial no pós pandemia. Mas será que Tabira só precisa de um gestor competente? Qual é a relação do neoliberalismo com a situação atual de Tabira? Tabira também precisa de um governante desenvolvimentista? Quem, dos candidatos que disputam as eleições em 2020,  pode enfrentar melhor os inúmeros problemas e desafios que já se fazem presentes em Tabira?  Em breve responderemos a essas questões.

 

0 comentários :

Postar um comentário