Por Dedé Rodrigues
Introdução
Nos dia 13 e 14 de setembro de
2022 aconteceu no Centro de Convenções de Olinda – PE, o 26º Seminário Nacional
de Educação e a 5ª Conferência Estadual
de Educação com a participação de professores de todo o Brasil, falava-se que teria em torno de cinco mil participantes. Fomos recepcionados por alunos protagonistas
de várias escolas do Estado e diversos palestrantes se revezaram discorrendo
sobre a educação, tais como: César
Nunes. Murilo Gun, Viviane Mosé, Jaqueline Moll, Rossandro Klinjey, entre
outros. De Tabira participaram professores das escolas estaduais, Dedé
Rodrigues, Kleiton, Renato, Solange, Cláudia, Margarete, Adriana, Júnior, Pedro
(Piter), Paulinho, Silvana, entre outros. Muitas contribuições foram
apresentadas sobre os desafios da educação integral, em especial, agora no
pós-pandemia.
Nessa modéstia matéria vamos abordar
alguns ensinamentos que conseguimos anotar das ricas intervenções com o intuito
de socializar com inúmeros colegas que não tiveram a oportunidade de participar
desse rico evento. O tema norteador:
Educação Integral e práticas docentes – O que muda no cenário pós-pandemia? Era
bastante instigante, em especial no país que se encontrava em um ambiente
conflagrado, no qual o docente, como sujeito histórico, deveria tomar o partido
da educação pública, laica, democrática e de qualidade. O Nordeste foi lembrado como uma região
bastante avançada nesse aspecto e Pernambuco, como destaque nacional, pois
oferecia a melhor educação do Brasil, lembrava Marcelo Barros.
Na sequência vamos escrever algumas contribuições dos palestrantes.
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