sexta-feira, 14 de julho de 2023

9ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TABIRA

O que eu proponho para melhorar a assistência social e reduzir as desigualdades sociais no Brasil e no município? 

Por Dedé Rodrigues

Nesta sexta-feira, 14 de julho de 2023, ocorreu a 9ª Conferência de Assistência Social no Pólo da EAD de Tabira que aprovou uma série de propostas para melhorar o SUAS em Tabira e serem levadas à Conferência Estadual. Como cidadão tabirense eu participei da abertura dela, pois infelizmente não consegui ficar até o final, mesmo assim, ao ouvir a palestra do representante do Governo Estado, com base nas constatações dos diversos problemas que ele apresentou de outros municípios de Pernambuco, eu consegui elaborar 10 propostas para Tabira que infelizmente, por falta de conexão com a internet, meu camarada Vagner Leandro que as recebeu pelo WhatsApp não conseguiu ler e apresentar elas à plenária final.      

Aproveito para divulgar aos tabirenses nesse Blog as minhas propostas e autorizo os delegados que irão para a Conferência Estadual, se houver interesse, apresentarem elas na referida conferência, pois ideias não são para ficarem em nossas cabeças, mas para serem colocadas em prática quando possível, pois quem sai ganhando com isso é a sociedade.  Na próxima segunda feira, 17 de julho, vou esclarecer elas melhor no Comentário do dia que faço no Programa Tarde Total do camarada Vagner Leandro, de segunda a sexta-feira, a partir da 15 horas, na Rádio Tabira FM.   Segue as minhas propostas:

 PROPOSTAS PARA SEREM DISCUTIDAS NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO SUAS EM TABIRA – 2023

1. Colocar na proposta orçamentária de 2024 a liberação de 1% do Orçamento Público Municipal para o Sistema Único de Assistência Social do município de Tabira.

2. Promover seminários de capacitação com os usuários e prestadores de serviços do Suas com a “Tipificação de serviços sócio assistenciais”. 

3. Implantar uma cozinha comunitária no município.

4. Ampliar o quadro de atendentes municipais do SUAS e realizar reuniões periódicas para estudo de caso e planejamento de trabalho.

5. Cobrar emendas dos deputados votados no município para o SUAS.

6. Realizar campanhas de vacinação das crianças e exame de pré-natal para as mulheres com visitas as famílias e ampla divulgação nos meios de comunicação do município. 

7. Ampliar a participação dos usuários nas conferências do SUAS e convidar toda comunidade organizada do município.

8. Pressionar os deputados federais votados no município para aprovarem a PEC que tramita no Congresso Nacional que prever financiamento para o SUAS de 1% do Orçamento da União. 

9. Estabelecer calendário Inter setorial de visitas ás escolas e outras instituições do município.

10. Promover estudo no município para identificar todas as famílias e pessoas carentes para elaborar políticas de intervenção.

0 comentários :

Postar um comentário