Do sítio Carta Maior:
A rápida reação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
às denúncias de que os EUA mantiveram uma base de espionagem no país, durante o
seu governo, suscita interrogações e recomenda providências.
Dificilmente elas serão contempladas sem uma decisão soberana
do Legislativo brasileiro, para instalação de uma CPI que vasculhe o socavão de
sigilo e dissimulação no qual o assunto pode morrer.
Entre as inúmeras qualidades do ex-presidente, uma não é o
amor à soberania nacional.
Avulta, assim, a marca defensiva da nota emitida por ele no
Facebook, dia 8, horas depois de o jornal "O Globo" ter divulgado
que, pelo menos até 2002, Brasília sediou uma das estações de espionagem nas
quais funcionários da NSA e agentes da CIA trabalharam em conjunto.
‘Nunca soube de espionagem da CIA em meu governo, mesmo
porque só poderia saber se ela fosse feita com o conhecimento do próprio
governo, o que não foi o caso. De outro modo, se atividades deste tipo
existiram, foram feitas, como em toda espionagem, à margem da lei. Cabe ao
governo brasileiro, apurada a denúncia, protestar formalmente pela invasão de
soberania e impedir que a violação de direitos ocorra...”, defendeu-se Fernando
Henrique.
O jornal afirma ter tido acesso a documentos da NSA, vazados
pelo ex-agente Edward Snowden, que trabalhou como especialista em informática
para a CIA durante quatro anos, nos quais fica evidenciado que a capital
federal integrava um pool formado por 16 bases da espionagem para coleta de
dados de uma rede mundial.
Outro conjunto de documentos, segundo o mesmo jornal, com
data mais recente (setembro de 2010), traria indícios de que a embaixada
brasileira em Washington e a missão do país junto às Nações Unidas, em Nova
York, teriam sido grampeadas em algum momento.
Espionagem e grampos não constituíram propriamente um ponto
fora da curva na gestão do ex-presidente.
Durante a privatização do sistema Telebrás, grampos no BNDES
flagraram conversas de Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro das
Comunicações, e André Lara Resende, então presidente do BNDES, articulando o
apoio da Previ para beneficiar o consórcio do banco Opportunity – que tinha
como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de Mendonça de Barros e de
Lara Resende.
O próprio FHC foi gravado , autorizando o uso de seu nome
para pressionar o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.
Em outro emaranhado de fios, em 1997, gravações revelaram
que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200
mil para votar a favor da emenda da reeleição, que permitiria o segundo mandato
a FHC.
Então, como agora, o tucano assegurou que desconhecia
totalmente o caso, que ficou conhecido como ‘a compra da reeleição’.
As sombras do passado e as do presente recomendam a
instalação de uma CPI como a medida cautelar mais adequada para enfrentar o
jogo pesado de interesses que tentará blindar o acesso do país ao que existe do
lado de dentro da porta entreaberta pelo espião Snowden.
O PT tem a obrigação de tomar a iniciativa de convoca-la.
Mas, sobretudo, o PSDB deveria manifestar integral interesse
em sua instalação.
Soaria no mínimo estranho se não o fizesse diante daquilo
que o ex-presidente Fernando Henrique definiu como exclamativa ilegalidade: “Se
atividades deste tipo existiram, foram feitas, como em toda espionagem, à
margem da lei...”
O Congresso não pode tergiversar diante do incontornável:
uma base de espionagem da CIA operou em território brasileiro pelo menos até
2002.
A sociedade tem direito de saber o que ela monitorou e com
que objetivos.
Há outras perguntas de vivo interesse nacional que reclamam
uma resposta.
O pool de espionagem apenas coletou dados no país ou se
desdobrou em processar, manipular e distribuir informações, reais ou falsas,
cuja divulgação obedecia a interesses que não os da soberania nacional?
Fez o que fez de forma totalmente clandestina e ilegal? Ou
teve o apoio interno de braços privados ou oficiais, ou mesmo de autoridades
avulsas?
Quem, a não ser uma Comissão Parlamentar, teria acesso e
autoridade para responder a essas indagações de evidente relevância política
nos dias que correm?
Toda a mídia progressista deveria contribuir para as
investigações dessa natureza, de interesse suprapartidário, com a qual o
Congresso daria uma satisfação ao país depois da lenta e hesitante reação
inicial do Planalto e do Itamaraty, cobrada até por FHC.
Carta Maior alinha-se a esse mutirão com algumas sugestões
de fios a desembaraçar.
Por exemplo: o repórter Geneton Moraes Neto acaba de publica
no G1 (um site do sistema Globo) um relato com o seguinte título: "O dia
em que o ministro Fernando Henrique Cardoso descobriu o que é “espionagem”:
secretário de Estado americano sabia mais sobre segredo militar brasileiro do
que ele" (http://g1.globo.com/platb/geneton/).
A reportagem, que vale a pena ler, remete a uma entrevista
anterior, na qual FHC comenta seu desconhecimento sobre informações sigilosas
do país dominadas por um graduado integrante do governo norte-americano.
O tucano manifesta naturalidade desconcertante diante do
descabido.
A mesma naturalidade com a qual comenta agora seu esférico desconhecimento
em relação às operações da CIA durante o seu governo.
Ter sido o último a saber, no caso citado por Geneton,
talvez seja menos grave do que não procurar, a partir de agora, informar-se
sobre certas coincidências, digamos por enquanto assim.
Há questões que gritam por elucidação.
A empresa que coordenava o trabalho de grampos da CIA, a
Booz-Allen, na qual trabalhava Snowden, é uma das grandes empresas de
consultoria mundial.
No governo FHC, ela foi responsável por consultorias
estratégicas contratadas pela esfera federal.
Inclua-se aí desde o "Brasil em Ação" (primeiro
governo FHC) até o "Avança Brasil" (segundo governo FHC) e outras,
como as dos programas de privatização (saneamento foi uma delas) e a da
reestruturação do sistema financeiro nacional.
Todos os trabalhos financiados pelo BNDES. Alguns exemplos:
- Caracterização dos Eixos Nacionais de Desenvolvimento.
Programa Brasil em Ação. BNDES. Consórcio FIPE/BOOZ-ALLEN. 1998;
- Alternativas para a Reorientação Estratégica do Conjunto
das Instituições Financeiras Públicas Federais.
- Relatório Saneamento Básico e Transporte Urbano. Consórcio FIPE/BOOZ-ALLEN &
Hamilton. BNDES/Ministério da Fazenda. São Paulo. 2000
Vale repetir: a mesma empresa guarda-chuva do sistema de
espionagem que operou no Brasil até 2002, a Booz Allen, foi a mentora
intelectual de uma série de estudos e pareceres, contratados pelo governo do
PSDB, para abastecer uma estratégia de alinhamento (‘carnal’, diria Menen) do
Brasil com a economia dos EUA.
Mais detalhes desse ‘impulso interativo’ podem ser obtidos
aqui:
http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewArticle/267
Na aparência, sempre, a perfeita identidade com os inoxidáveis
interesses nacionais.
O estudo dos Eixos Nacionais de Integração e
Desenvolvimento, por exemplo, foi realizado por um consórcio sugestivamente
abrigado sob o nome fantasia de "Brasiliana".
Por trás, o comando a cargo da Booz-Allen & Hamilton do
Brasil Consultores, com suporte da Bechtel International Incorporation e Banco
ABN Amro.
O ‘mutirão’ (até a consultoria do banco) foi pago com
dinheiro público pelo governo federal, sob a supervisão das equipes do Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e do Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão.
Os resultados do trabalho levaram a dois eixos centrais da
concepção tucana de desenvolvimento: o "Brasil em Ação" e o
"Avança Brasil".
Reconheça-se, tudo feito às claras, em perfeita sintonia
entre o Estado brasileiro e a empresa guarda-chuva do sistema de espionagem em
operação dupla no país.
Na pág. 166 de uma publicação do BNDES, a
"contribuição" da Booz-Allen está explicitamente citada:
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev1406.pdf
Uma análise de como a turma da versátil Booz-Allen teve
robusta influência na modelagem do sistema financeiro nacional (leia-se, menos bancos
públicos, conforme o cânone da concepção de Estado mínimo) pode ser avaliada e
aqui:
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/3391/000337454.pdf?sequence=1
Um fato curioso e que não pode ser desconsiderado na
avaliação criteriosa de uma incontornável CPI sobre o assunto: a ex-embaixadora
dos Estados Unidos no Brasil Donna Hrinack, tão logo se despediu do cargo no
país, sentou-se na cadeira de assessora qualificada da Kroll.
A Kroll, como se sabe, é uma empresa internacional de
espionagem que operou a serviço de Daniel Dantas e de seu fundo, o Opportunity.
Trata-se, coincidentemente, de um dos braços financeiros
mais importantes do processo de privatização no Brasil, estreitamente associado
ao Citybank e, claro, a toda a "carteira" de acionistas que injetou
dinheiro na farra neoliberal dos anos 90.
A Kroll foi usada para bisbilhotar autoridades e chegou a
espionar ministros do governo Lula, como ficou evidente com a Operação Chacal,
da Polícia Federal, deflagrada em 2004.
Como se vê, as revelações de Snowden, ao contrário do que
sugere a nota de FHC, definitivamente, não deveriam soar como algo inusitado
aos círculos do poder, em Brasília. Se assim são tratadas, há razões adicionais
para suspeitar que um imenso pano quente será providenciado para evitar que as
sombras fiquem expostas à luz.
A questão, repita-se, não se esgota em manifestar a
indignação nacional pelo que Snowden denunciou.
O que verdadeiramente não se pode mais adiar é a
investigação pública do que foi espionado, com que finalidade e a mando de
quem.
Isso quem faz é uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
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