Por Altamiro Borges
O jornalista Daniel Castro observou nesta semana no seu
antenado sítio Notícias da TV que “a Globo não é mais a mesma. No último
domingo, a emissora permaneceu durante uma hora e 54 minutos sem intervalos
comerciais, em pleno horário nobre. Ela lançou mão de uma estratégia de
programação que sempre criticou na Record e SBT, por privilegiar a audiência.
Depois de um bloco de quatro minutos de comerciais no Domingão do Faustão, a
Globo ficou sem intervalos das 19h20 até as 21h14. Foram uma hora e 25 minutos
de Domingão do Faustão e 29 minutos de Fantástico sem ir para o break... O que
a Globo fez é chamado de estratégia de guerrilha”.
Ainda segundo o jornalista, “a emissora fez um intervalo
comercial exatamente no momento em que a Record trocava O Melhor do Brasil pelo
Domingo Espetacular, sua maior audiência atualmente, e só voltou a ter break
quase uma hora e meia depois. Assim, fez tudo o que podia para manter seu
telespectador longe do controle remoto. Funcionou. O Domingo Espetacular perdeu
um ponto em sua média (deu 9 na Grande São Paulo). Fontes da Globo negam que
tenha sido uma estratégia de programação para combater a Record. Dizem que o
Domingão do Faustão já estava gravado desde dezembro com a ‘paginação’ levada
ao ar. E que o longo tempo sem intervalo foi uma coincidência”.
A desculpa das “fontes” da emissora, porém, não convence.
Várias estatísticas confirmam que a TV Globo está em franco declínio. O
tradicional e envelhecido “Fantástico” já perdeu há muito tempo a sua condição
de líder incontestável das tardes de domingo. Já o Jornal Nacional teve a pior
audiência da sua história em 2013. Nos últimos dois anos, o principal programa
jornalístico da emissora registrou perdas anuais de 10%. Na última década, o
afastamento dos telespectadores do JN é ainda mais drástico. O telejornal
perdeu quase 30% da sua audiência.
As novelas e outros entretenimentos também estão em baixa.
Como registrou Keila Jimenez, da Folha, a emissora não terá saudades de 2013.
“De 1º de janeiro a 26 de dezembro, a média diária (das 7h à meia-noite) da TV
Globo na Grande São Paulo foi de 14,3 pontos. Em 2012, a rede marcou 14,7
pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo”. É o pior
índice já registrado pela poderosa rede durante um ano. O uso de “estratégias
de guerrilha” visa exatamente estancar este sangramento, que pode afetar os
seus bilionários recursos em publicidade!
0 comentários :
Postar um comentário