terça-feira, 12 de junho de 2018

COMEÇOU AS ATIVIDADES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM TABIRA - 2018



Por Dedé Rodrigues
A Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, órgão da Prefeitura Municipal de Tabira, iniciou as atividades da Semana do meio Ambiente – 2018, nesse domingo, dia 10 de junho de 2018. O primeiro acontecimento da semana foi uma mesa de debate no Programa Tabira em Tempo apresentado por Vagner Leandro, Dedé Rodrigues, Antonio de Du e Claudio Marcelo, o Professor Johw. A mesa de debate contou com a participação de Dra. Cris, Nutricionista e Idalina Angelo, Engenheira Agrônoma.  Os debates giraram em torno da questão do reaproveitamento dos alimentos, resíduos sólidos, poluição do ar,desmatamento e coleta seletiva.  

O motivo do atraso das atividades da semana do meio ambiente desse ano foi a crise dos combutíveis que provocou a greve dos caminhonieros que resultou na queda de Pedro Parente, presidente da petrobras.  Porém o importante é que “todo dia devia ser “dia do meio ambiente”, já que a questão ambiental precisa ser discutida e tratada diariamente. Abaixo um resumo de pontos ou palavras centrais da reflexão da semana com o Professor Dedé Rodrigues.
REFLEXÃO DA SEMANA COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES
                                                               
1. O  MUNDO VIVE HOJE UMA POLÍTICA CAPITALISTA NEOLIBERAL, EM CONFLITO COM UMA POLÍTICA SOCIALISTA E DESENVOLVIMENTISTA:
OS  ESTADOS UNIDOS DE CAPITALISMO NEOLIBERAL (PARA OS OUTRO) CONTRA A CHINA (SOCIALISMO DE MERCADO).
NA ERA TRUMP – EUA SE RETIROU DO ACORDO DE PARÍS EM 2017 – 2016 TEMPERATURA AUMENTOU 1,1º C - SEGUNDO A OMM.  O NÍVEL DOS OCEANOS CONTINUA SUBINDO MAIS RÁPIDO,  DE 25% A 30%.  1,7 MILHÕES DE CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS MORREM POR  RISCOS AMBIENTAIS: FUMO PASSIVO – POLUIÇÃO DO AR -  ÁGUA CONTAMINADA ETC. 570 MIL CRIANÇAS MORREM POR INFECÇÃO RESPIRATÓRIA...
1.1 -  ÁGUA: 1,4 TRILHÕES DE METROS CÚBICOS – 10% CONSUMO HUMANO – 23% INDÚSTRIA – 67% AGRICULTURA - 80% DOS PAÍSES NÃO TÊM O ABASTECIMENTO E O SANEAMENTO BÁSICO SUFICIENTES – (3 BILHÕES NÃO TÊM SANEAMENTO BÁSICO). 6 MIL CRIANÇAS MORREM POR DIA NO MUNDO POR ÁGUA CONTAMINADA – SEGUNDO A ONU – EM 10 ANOS 2 EM CADA TRÊS PESSOAS SERÃO AFETADAS PELA FALTA DE ÁGUA - QUASE 1 BILHÃO FAZ COCÔ NO MATO.

1.2 -  ALIMENTOS – MAIS DE 1 BILHÃO E TREZENTOS MILHÕES DE TONELADAS DE ALIMENTOS NO MUNDO SÃO DESPERDIÇADAS – 1\3 DOS ALIMENTOS . SE  1\4 DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS, NÃO FOSSEM DESPEDIÇADOS,  DARIA PARA ALIMENTAR 870 MILHÕES DE FAMINTOS – ONU.
1.3 - LIXO -  NO MUNDO : PRODUZIMOS  2 BILHÕES DE TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E TRÊS BILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO.

ASPECTOS DA SITUAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
  LEI FEDERAL – 12.305 \2010 – PRAZO PARA ACABAR COM OS LIXÕES
DAS 42 REGIÕES DO  BRASIL – 18 ESTÃO LOCALIZADAS EM ZONAS COSTEIRAS E SERÃO AFETADAS COM O AQUECIMENTO GLOBAL – (30% DO NOSSO PIB)
O AQUIFERO GUARANI – 1,2 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS – 45 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE ÁGUA – BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI E URUGUAI – BRASIL TEM 67% DESSA ÁGUA QUE PODE SER PRIVATIZADA.
ENTRE 2003 E 2014 A GERAÇÃO DE LIXO SUBIU 29% ENQUANTO A POPULAÇÃO CRESCEU 6% NO BRASIL.
CADA BRASILEIRO PRODUZ 387 KG DE LIXO TODO ANO (MÉDIA)
BRASIL É O 5º MAIOR PRODUTOR DE LIXO DO MUNDO. (240 MIL TONELADAS TODO DIA)
DOS 5.570 MUNICÍPIOS DO BRASIL 3,3 MIL MUNICÍPÍOS NÃO DÃO DESTINAÇÃO CORRETA PARA O LIXO – 82% DOS MUNICÍPIOS AINDA NÃO DESENVOLVEM PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA DE LIXO.
20 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO TÊM ACESSO A COLETA REGULAR DO LIXO
 A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA JÁ PREVÊ MULTAS PARA QUEM JOGA LIXO NA RUA OU QUEIMA.

ASPECTOS DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EM PERNAMBUCO
APENAS 10 ATERROS SANITÁRIOS OPERAM REGULARMENTE EM PERNAMBUCO
APENAS 17,9% DAS PREFEITURAS DÃO DESTINO CORRETO AO LIXO- OU SEJA:
SÓ 33,  DOS 184 MUNICÍPIOS DE PE, DESTINAM O LIXO PARA ATERROS SANITÁRIOS
QUASE METADA, 4,3%, DAS 10 MIL TONELADAS DE LIXO PRODUZIDAS DIARIAMENTE, SÃO LANÇADAS AO LIVRE.
33% - 187 QUILÔMETROS DA FAIXA LITORÂNEA DE PE. SOFRE COM A EROSÃO  PROVOCADA PELAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS .  Fonte: TCE

ASPECTOS DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EM TABIRA:
PRODUZIMOS EM TORNO DE 25 MIL QUILOS DE LIXO POR DIA
DESCARTAMOS O LIXO EM UM LIXÃO A CEU ABERTO
POUCAS PESSOAS SEPARAM O LIXO DE CASA E NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS CORRETAMENTE
CONTRUIMOS UM GALPÃO PARA PRENSAR O MATERIAL NO LIXÃO – DISTRIBUIMOS ROUPAS – LUVAS – CALÇADOS COM OS CATADORES
A MAIOR OBRA EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE EM TABIRA É A CONCLUSÃO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO.
PRIORIDADE DA SJMA – TRABALHO PEDAGÓGICO DE COLETA SELETIVA NAS ESCOLAS E NOS BAIRROS DE TABIRA.

CONCLUSÃO:

FRASE 1.  “AS DEGRADAÇÕES AMBIENTAIS SÃO SEMPRE ACOMPANHADAS DE INJUSTIÇAS SOCIAIS”. PAPA FRANCISCO
FRASE 2. “PRECISAMOS DE UM MODELO ECONÔMICO QUE NÃO DESTRUA OS RECURSOS NATURAIS”. SERGIO ROCHA – ARCEBISPO DE BRASÍLIA E PRESIDENTE DA CNBB. Fonte: JC 02\03\2017









0 comentários :

Postar um comentário