segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MESMO DE FORMA PRECÁRIA, TABIRENSE TERÁ ÁGUA NA TORNEIRA ATÉ A CHEGADA DA ADUTORA DO PAJEÚ.


Por Dedé Rodrigues.

O Condenador Regional da COMPESA Washington Jordão foi entrevistado no programa Cidade Alerta na Rádio Tabira FM, neste dia 04 de novembro de 2013. Ele foi questionado diversas vezes pela população de Tabira e pelo Radialista Anchieta Santos e revelou algumas medidas  importantes que a COMPESA tem tomado para garantir, mesmo de forma precária, o abastecimento d’água pelas torneiras e carros pipas em Tabira até a chegada da Adutora do Pajeú em Afogados da Ingazeira prevista para o dia 20 de novembro.  Leia abaixo as medidas e as respostas dele aos diversos questionamentos.


O Coordenador da COMPESA começou respondendo que “de forma recorde a COMPESA conseguiu instalar dois sistemas para abastecer Tabira pelas torneiras que traz água do Sítio Mansinha e da Adutora de Zé Dantas”. Tabira tem ainda 40 pontos de cisternas que estão sendo abastecidos por carros pipas de dois em dois dias, exceto aos domingos.

A vasão atual de água nas torneiras é de 20 litros por segundo, quando o ideal seria  de 60 litros por segundo, portanto, temos hoje só um  terço da quantidade de água nas torneiras. Devido a essa quantidade que ainda é insuficiente, o abastecimento chega e falta logo, porque a caixa d’água seca rapidamente, mas mesmo assim, o abastecimento melhorou. Segundo ele o abastecimento está sendo feito por rodizio e, como está ainda em fase de experiência, não pode dizer o período certo que vai ser distribuído em cada local.

Sobre a conta d’água que está chegando, ele informou que só seria suspenso se não tivesse sendo abastecido pela rede, como o abastecimento está ocorrendo a conta vai continuar chegando às casas dos usuários.

Quanto à higiene da água ele garantiu que ela está própria para o uso, pois as duas águas que estão sendo distribuídas (a da Mansinha e a de Zé Dantas) são de boa qualidade.
   
Ele ainda disse que estão supervisionando as caixas d’água antes de abastecê-las para evitar que a água seja distribuída suja para o usuário com ação de vândalos sujando as caixas, mas isso é uma coisa isolada.


O Coordenador ainda disse que estava havendo desvio d’água na chegada pelo sistema de Zé Dantas, à noite na Jureminha e, se isso continuar ocorrendo, iria isolar essa rede e suspender a água de lá por esse sistema.         

0 comentários :

Postar um comentário